segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Uma mutação genética no organismo humano pode privar sensaçao da Dor


 

 Uma mutação genética no organismo humano pode privar as pessoas da sensação de dor, revela um estudo da Universidade de Cambridge, Inglaterra, publicado na revista "Nature".

A existência de pessoas sem sensibilidade para a dor já era conhecida, mas a investigação permitiu agora a descoberta das razoes que explicam esta anomalia no corpo humano. "Como as vias de percepção da dor são tão numerosas e complexas, foi surpreendente descobrir que a interrupção de um único gene, o SCN9A, pudesse levar à perda completa do sinal de dor", afirmam os autores do estudo.

A descoberta pode ajudar a desenvolver novos tratamentos analgésicos sem efeitos secundários, uma vez que as pessoas estudadas com esta mutação genética gozam de boa saúde.

Os cientistas estudaram seis crianças de três famílias do norte do Paquistão, aparentadas entre si, que apresentavam uma mutação genética que as tornavam insensíveis à dor.

Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar, partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do utilizador.
Octavio Vilança

2 comentários:

  1. Não sentir dor também é problema. Dor é sinal de alerta através do qual nos apercebemos que algo não vai bem no nosso organismo, também é um mecanismo de protecção. Os pacientes que padecem de Lepra muitos perdem a sensibilidade à dor não são capazes de evitar queimaduras graves por não sentirem dor. Uma gestante pode perder o bebé no decurso de um aborto se não sentir dor . A dor é necessária porque leva-nos a investigar a causa.

    ResponderEliminar
  2. Não sentir dor também é problema. Dor é sinal de alerta através do qual nos apercebemos que algo não vai bem no nosso organismo, também é um mecanismo de protecção. Os pacientes que padecem de Lepra muitos perdem a sensibilidade à dor não são capazes de evitar queimaduras graves por não sentirem dor. Uma gestante pode perder o bebé no decurso de um aborto se não sentir dor . A dor é necessária porque leva-nos a investigar a causa.
    Teresinha

    ResponderEliminar