sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Células-tronco a partir de sangue menstrual



As células-tronco são células produzidas durante o desenvolvimento do organismo e têm a capacidade de se diferenciar, originando qualquer célula do corpo. As células-tronco podem ser encontradas em dois estágios: embrionário e adulto.
O uso de células-tronco na recuperação de órgãos danificados por traumas ou doenças degenerativas vem sendo muito estudado por vários pesquisadores em todo o mundo. No Brasil, um estudo feito por pesquisadores do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conseguiu transformar células do sangue menstrual em células-tronco capazes de se tornarem células embrionárias.
Pesquisas relacionadas ao sangue menstrual já vinham sendo realizadas a mais de 30 anos, mas somente em 2007 foram publicados estudos que utilizaram o sangue menstrual como material de pesquisa. Estudos realizados em animais mostram a eficiência das células-tronco mesenquimais, derivadas do sangue menstrual, no tratamento de doenças como o infarto, distrofia muscular, acidente vascular encefálico e isquemia de patas. Um estudo publicado no ano de 2009 mostrou que o uso dessas células é seguro para tratar pacientes com esclerose múltipla.

Maria José Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário