segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Primeiro arroz GM pode ser lançado ate 2016


Pesquisadores filipinos do Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI, na sigla em inglês) anunciaram a conclusão dos testes de campo do recém-desenvolvido “arroz dourado”, variedade geneticamente modificada e com altos níveis de vitamina A. Os cientistas agora acreditam que o novo arroz deverá ser disponibilizado comercialmente nas Filipinas dentro de dois ou três anos, tornando-se, assim, a primeira variedade GM da semente no mundo a ser lançada oficialmente.  
De acordo com Antonio Alfonso, coordenador do programa de biotecnologia do Departamento de Agricultura local, a próxima etapa é a realização de testes de avaliação de risco do arroz, que determinará se ele é seguro para consumo. 
O “arroz dourado” ganhou esse nome graças à sua coloração amarelada, resultado da modificação genética que lhe rendeu níveis maiores de betacaroteno, fonte de vitamina A. Segundo os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento desta variedade, o alimento é a principal fonte de nutrientes das famílias filipinas e das de vários outros países do sudeste asiático. Além disso, a carência de vitamina A é a principal causa de cegueira em crianças e pode resultar, também, na fragilidade do sistema imunológico, podendo levar o indivíduo muitas vezes à morte.
The Rawr Story - Novembro de 2013
 




Sem comentários:

Enviar um comentário