sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014


Biotecnologia



A Biotecnologia é definida como um conjunto multidisciplinar de conhecimentos que visa o desenvolvimento de métodos, técnicas e meios associados a seres vivos, macro e microscópicos, que originem produtos úteis e contribuam para a resolução de problemas.

Desde a Antiguidade que a humanidade utiliza os seres vivos para vários processos, como a utilização de microrganismos para a preparação de alimentos e bebidas.

Em 1981 surge a primeira planta geneticamente modificada, 1997 nasce Dolly, a primeira ovelha clonada, e em 2003 foi iniciado o processo de clonagem de espécies de animais ameaçados de extinção.

Há um desenvolvimento em relação à questão ambiental de microrganismos modificados para tratamento de águas contaminadas por esgoto, outros poluentes e, até mesmo, petróleo.

Em relação à agricultura, temos o desenvolvimento de plantas transgénicas que podem ser mais nutritivas, que necessitem de menos agrotóxicos e que sejam mais resistentes às pragas, reduzindo o uso de inseticidas. Aplicado também à pecuária, a formação de embriões, o desenvolvimento de animais transgénicos e o aprimoramento de vacinas e medicamentos de uso veterinário.

Na saúde humana, a aplicação da biotecnologia é utilizada no desenvolvimento de novas vacinas, hormonas, medicamentos e antibióticos.

Isabel de Brito


 

Sem comentários:

Enviar um comentário