segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Terapia genética pode evitar cegueira, diz estudo

Pacientes que passaram pelo tratamento sofrem de choroideremia. Essa doença genética sem tratamento mata lentamente células de detecção de luz no fundo do olho
Uma equipe de médicos britânicos usou uma técnica de terapia genética pioneira para evitar que seis pacientes perdessem a visão. Os pesquisadores acreditam que o tratamento poderá ser usado para tratar formas comuns de cegueira.
Os pacientes que passaram pelo tratamento sofrem de choroideremia. Essa doença genética sem tratamento mata lentamente as células para a detecção de luz no fundo do olho. Normalmente, quando o paciente alcança a meia-idade, perde totalmente a visão.
A técnica criada por Robert MacLaren e sua equipe injeta cópias funcionais do gene CHM (o defeituoso nos pacientes com a doença) na retina. Os resultados, publicados na revista científica Lancet, são animadores.
Num dos casos, por exemplo, o tratamento não apenas estabilizou o estadio da doença, como também aperfeiçoou a visão. Isso significa que o tratamento consegue restaurar as células que detectam luz.
Os outros pacientes ainda estavam nos primeiros estágios da cegueira. Após a cirurgia, relataram melhorias da sua visao nocturna.
Se os pacientes continuarem a melhorar, o tratamento passará a ser oferecido aos pacientes mais jovens com a doençapermitindo evitar a perda da visão.
Os pesquisadores acreditam que o tratamento será aplicável a formas mais comuns de cegueira, inclusive degeneração macular ligada a idade.

Fonte: exame.abril.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário